Iluminação para empresa: como melhorar a produtividade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

A iluminação é um dos fatores que mais tem influência no desempenho das atividades cotidianas. A escolha de iluminação para empresa interfere diretamente na produtividade dos funcionários, pois seu excesso ou sua falta pode causar diversos problemas.

Para melhorar a produtividade e evitar situações de desconforto, é muito importante ter em mente os efeitos que a iluminação para empresa exerce sobre os funcionários e o ambiente em si.

Para facilitar as suas escolhas na hora de passar na loja de material elétrico, a conversa de hoje abordará qual o melhor tipo de iluminação para escritório e quais os seus efeitos.

Então, se você quiser saber mais sobre esse tema, venha conosco!

Como iluminar as diferentes áreas de um escritório?

Muitos escritórios modernos contam com uma grande variedade de ambientes, o que demanda tipos de iluminação diferentes, que sejam adequados às funções desempenhadas em cada um. Confira algumas dicas de iluminação para esses locais!

Cozinha: o ideal é uma iluminação mais fria, com foco no branco neutro (4.000 a 4.500 Kelvin) e iluminação direta sobre os locais de preparo dos alimentos.

Sala de reunião: o branco luz do dia (5.000 a 6.000 Kelvin) inspira a concentração necessária para reuniões. A iluminação deve ser indireta.

Recepção, sala de espera e área de lazer: para esses ambientes, o ideal é uma iluminação indireta de cor mais quente (2.600 a 3.500 Kelvin).

Salas com muitos colaboradores: por serem ambientes que exigem bastante foco e concentração, recomendamos uma iluminação direta com uso de lâmpadas no tom branco luz do dia.

Em todos os casos, recomendamos o uso de iluminação LED, por ser mais econômica e ecologicamente correta!

A luz pode ser prejudicial aos colaboradores? Como evitar isso?

Ao criar um projeto de iluminação para empresa, é importante levar em conta os efeitos que a luz causa sobre as pessoas que trabalharão no ambiente em questão. Um ambiente mal iluminado pode causar diversos problemas, como irritação e cansaço nos olhos, dispersão de foco, visão borrada, ressecamento ocular e dores de cabeça.

Esses problemas afetam negativamente a saúde, o bem-estar e a produtividade dos funcionários. A solução é adotar elementos que tragam uma iluminação ideal e apropriada ao ambiente. Aproveitar ao máximo a luz natural, equilibrar a intensidade, optar por iluminação LED, usar materiais elétricos de qualidade e evitar contrastes extremos são exemplos de ações que podem ser tomadas para gerar maior conforto e melhorar a qualidade do trabalho.

A iluminação indireta (especialmente pelo uso da iluminação difusa) é um recurso bastante interessante e eficaz que está sendo adotado em inúmeros projetos de iluminação para empresa a fim de resolver vários desses problemas. Falaremos sobre essa opção a seguir.

Iluminação direta ou indireta?

Essa é uma pergunta que tende a causar muitas dúvidas na hora de passar na loja de material elétrico. É hora de elucidar essa questão para facilitar as suas escolhas!

Entende-se por iluminação direta aquela que converge diretamente em cima de um plano horizontal, focando e conferindo destaque a um objeto ou a uma área específica. Aqui as luminárias normalmente são colocadas contra o teto, espalhando a maior parte de seu fluxo para baixo, o que faz com que as paredes e o teto recebam uma quantidade menor de luz. Em escritórios, geralmente são posicionadas diretamente sobre a mesa de trabalho. Spots, abajures e luminárias de mesa são materiais elétricos que proporcionam uma ótima iluminação direta.

Embora as lâmpadas mais comuns para iluminação direta sejam as incandescentes e as fluorescentes, é muito mais saudável e econômico investir na lâmpada de LED para esse tipo de iluminação.

Por ser geralmente usada em espaços menores, conferindo destaque sobre a mesa, é interessante que a temperatura de cor usada seja o branco frio ou o branco luz do dia. Já a luminosidade da lâmpada de LED usada nesse tipo de projeto de iluminação não pode ser muito intensa a fim de evitar danos aos olhos.

Já a iluminação indireta tem por objetivo impedir que a luz incida diretamente sobre as pessoas e móveis, evitando problemas como calor, incômodos aos olhos ou cansaço. Com esse método, é possível criar um ambiente confortável e agradável, que afetará positivamente o desempenho das atividades do dia a dia, bem como a produtividade geral do escritório! Seu uso é muito interessante em espaços amplos, como uma recepção.

A luz indireta pode ser colocada em detalhes no chão, no gesso ou no forro do ambiente, por meio de arandelas, plafons ou de spots bem direcionados, tudo com iluminação LED.

Aqui a luz é uniforme, sendo distribuída igualmente a todos os pontos do ambiente, o que significa que não há sombras, reflexos ou contrastes indesejáveis. Além disso, a uniformidade da iluminação indireta controla o ofuscamento!

Também é possível usar ambos os tipos de iluminação no mesmo espaço, o que confere bastante personalidade ao local. Por exemplo, é possível iluminar todo o hall de recepção com um plafon e direcionar alguns spots com iluminação LED sobre a bancada de atendimento, conferindo destaque à área e facilitando as atividades que envolvem papéis.

Gostou de saber mais sobre como a iluminação do seu escritório pode melhorar a produtividade dos seus funcionários? Fique ligado no blog 4A Elétrica sobre essa e outras dicas a respeito de materiais elétricos!

A 4A ELETRICA é uma loja de material elétrico que trabalha com excelência e grande experiência no ramo. Nossos materiais elétricos são da mais alta qualidade, com o melhor atendimento oferecido a você, além dos melhores preços do mercado.

Entre em contato, Faça um orçamento conosco e garanta o melhor material elétrico da região!

Siga também nossa página no Facebook!
@4aeletrica

Faça um orçamento Conosco

Venha conhecer a 4A Elétrica

Para você que gosta de economizar, aqui é o lugar certo.

Garantimos as melhores condições de mercado para você.
Faça um orçamento
  • Newsletter
Receba as novidades exclusivas sobre a 4A Elétrica em seu e-mail.